Quando desenvolver um cronograma 4D?

Esta questão vem sendo perguntada muitas vezes dentro das companhias que são novas nos métodos VDC / BIM. A solução pode ser simples de entender, mas difícil de implementar. Está entendido que a indústria da construção não é a mais rápida em aceitar novos métodos e estratégias. Por que nós devemos? Nós estamos construindo grandes projetos durantes anos sem o uso desses métodos.

A resposta apresentada aqui é: Desde o primeiro dia! Desde o início do processo de desenvolvimento do cronograma.

O Cronograma 4D tem maior valor quando é utilizado para ajudar a fornecer uma visão e clareza durante as primeiras fases do desenvolvimento do cronograma.

 Synch

Uma visão sobre o cronograma de construção é um dos maiores valores obtidos com o desenvolvimento de um cronograma 4D. Todos nós entendemos que a curva de custo-influência dita que à medida que o nosso projeto avança nossa influência para fazer grandes mudanças diminui e o custo dessas mudanças aumentam, significativamente. O cronograma 4D fornece uma visão valiosa do cronograma de construção, reduzindo o risco em termos de erros de programação desconhecidos “known-unknown” sem um cronograma 4D. Esses erros geralmente não são capturados até que seja tarde demais. Atualmente, a indústria está começando a exigir que gestão de riscos se torna a nova “Segurança”, uma prática que a indústria tem se concentrado em, com sucesso, para as últimas décadas. Reduzir riscos no cronograma sempre foi uma árdua tarefa; no entanto, com a chegada do Cronograma 4D, este compromisso tornou-se menos incômodo. Desenvolver um cronograma de linha de base em 4D reduz o risco, fornecendo uma visão lógica sobre o cronograma, sequenciamento de principais componentes e proporciona uma rápida verificação visual. Atualmente, cronogramas são revisados por preenchimento em várias folhas de gráficos e tabelas Gantt, este método pode levar horas e dias para ser concluído. Mesmo depois, o escopo completo do cronograma não pode ser entendido. O cronograma 4D fornece uma verificação visual no mundo 3D, onde se tem o controle completo de tempo visual.

Outra razão para desenvolver um cronograma 4D desde o início são as pessoas. Como muitas vezes atribuído a um famoso responsável por elaborar cronogramas: “Algo engraçado aconteceu quando estávamos desenvolvendo um cronograma 4D; pessoas se envolveram, eles queriam agendar mais reuniões." Se o recurso mais importante que temos são nossas pessoas, então porque nós não utilizamos plenamente quando nós desenvolvemos cronogramas? Nós podemos usa-los para um certo grau, mas certamente, não estamos apropriando de toda sua extensão. O cronograma 4D permite que todos os membros da equipe possam compreender o plano e tornar erros e problemas potenciais (aquelas known-unknowns) evidentes. O cronograma 4D permite agendar reuniões, tonando-se mais produtivo. As pessoas se envolvem, elas não estão mais acorrentadas às montanhas de papéis gráficos e tabelas Gantt e estão, ao invés, na frente da tela de projeção de direção, coordenação e construção de cronogramas. Eles estão fazendo o que os torna valiosos.

A última razão apresentada é a comunicação sólida. Somente o cronograma 4D pode fornecer o conceito do cronograma de construção completo no menor tempo possível. O cronograma visual pode fornecer uma ferramenta comunicação mais solida que os gráficos de papéis de Gantt para a natureza intuitiva do Cronograma 4D, sendo mais simples de entender. O cronograma 4D fornece um melhor ambiente Sandbox para criar o “What if” cenários necessários para desenvolver sem erros, redução do risco e projetos alcançáveis em uma mídia comunicável abrangente.

Mas e se o modelo 3D não está pronto? O modelo 3D nunca estará pronto. Na verdade, não pode haver um modelo 3D por meses. Isso não deve parar o desenvolvimento de um cronograma 4D. Se o cronograma está sendo desenvolvido, há chances de um desenho 2D ou outro projeto similar que tenha o modelo 3D possa ser recuperado. Os desenhos 2D podem ser usados para criar modelos de componentes 3D que são necessários para expressar o conteúdo do orçamento em desenvolvimento. A falta de um modelo 3D nunca deve parar a criação de um Cronograma 4D. Fazendo o melhor com a informação nas mãos já é o que o cronograma faz durante os primeiros estágios de desenvolvimento.

O Cronograma 4D irá fornecer uma visão do progresso, permitindo que todos os membros da equipe entendam rápido e completamente o plano e isso irá, sem dúvidas, provar a qualidade do cronograma enquanto providencia uma visualização clara. 

Últimas Notícias

20/01/2022 as 10h15 - Código de Ética
20/03/2020 as 11h26 - TURMAS PRESENCIAIS
25/06/2019 as 09h47 - Synchro Software 4D BIM
13/07/2015 as 16h18 - Quando desenvolver um cronograma 4D?