Conheça o mais novo release lançado pela Oracle.
Agora todas as atualizações dos softwares terão como nome os dois últimos dígitos do ano em que está sendo lançada a atualização e um dígito para indicar o semestre.
Sendo assim, todos os produtos Oracle Primavera agora passam a ter 15.1 adicionado ao final do nome, cujo significado é “release do primeiro semestre do ano 2015”.
Vejamos as principais novidades deste release:
Novidades P6 interface Web
Resourcecs Bucket Planning
Esta era uma funcionalidade existente para a interface cliente-servidor e agora foi aprimorada para a versão web, com ela é possível informar manualmente as quantidades de unidades planejadas e remanescentes de períodos futuros em uma alocação de recursos, utilizando a visão de Assignments.
Por padrão o Primavera realiza a distribuição do esforço dos recursos linearmente na duração da atividade.
Uma outra opção que pode ser utilizada para alterar esta configuração padrão seriam as curvas de recurso, porém com esta nova funcionalidade, pode-se definir diferentes níveis de esforço para diferentes períodos de tempo manualmente, tornando as distribuições de recursos nas atividades mais realistas.
Melhoria na customização das colunas nas abas de detalhes das atividades, WBSs e projetos
Uma nova melhoria foi adicionada ao P6 15.1, a customização de colunas nas abas de detalhes, que permite seleção de várias colunas ao mesmo tempo. Nas versões anteriores, era exibida a lista de colunas possíveis porém era permitida a seleção de apenas uma coluna por vez.
Agora é aberta a caixa de diálogo de colunas (similar à da visão de atividades) onde é possível selecionar várias colunas e definir a ordem que elas serão exibidas.
Esta nova característica economiza bastante tempo quando necessário definir as colunas nas abas de detalhes.
As abas de detalhes que poderão utilizar esta funcionalidade são:
• Detalhes de Atividades:
◦ Expenses
◦ Issues
◦ Predecessors
◦ Successors
◦ Relationships
◦ Risks
◦ Steps
• Detalhes das WBSs:
◦ General
◦ Issues
• Detalhes de Projetos:
◦ Risks
◦ Issues
Novas colunas disponíveis nas abas de detalhe dos relacionamentos de atividades
Nas abas de detalhes das atividades (Predecessor, Successor e Relationship), agora estão disponíveis para a seleção as seguintes colunas:
• Start Date
• Finish Date
• WBS
Estes campos apesar de conterem apenas informações de leitura, auxiliam bastante na análise dos caminhos das atividades.
Importar e Exportar as linhas de base dos projetos, quando utilizando o formato XML
Ao exportar projetos no formato XML, agora é possível selecionar as linhas de base atribuídas.
Nas versões anteriores, para exportar qualquer linha de base, era necessário restaurá-las, transformando em projetos e em seguida exportá-las.
Com esta nova funcionalidade, um novo passo foi adicionado às configurações de importação e exportação aonde tornou-se possível selecionar quais das linhas de base serão exportadas e na importação uma coluna nos indica se a linha de base do arquivo XML já existe no projeto que está sendo atualizado.
Recortar, copiar e colar múltiplos projetos
Nas versões anteriores não era possível realizar as ações de recortar, copiar e colar múltiplos projetos, apenas um por vez era permitido. Neste novo release, basta selecionar os projetos desejados e executar a ação selecionada.
Esta nova função ajuda a economizar tempo quando, por exemplo é preciso mover vários projetos para um nó de EPS diferente. Por se tratar de um serviço que é executado de forma background, mesmo ao copiar projetos grandes sua execução não interfere na performance de utilização do Primavera.
Obs.: Estas ações também se aplicam aos projetos modelo (Templates).
Improved auditing access for cloud customers
O P6 15.1 agora permite que alterações realizadas nas bases de dados sejam acompanhadas/ auditadas dentro do P6.
Selecione as tabelas que serão auditadas e quais ações serão acompanhadas (Adições, Atualizações e Exclusões de dados). Utilize as informações registradas em relatórios criados no BI Publisher e visualize estes relatórios na aba de Reports do Primavera P6.
Melhorias na exportação de arquivos em formato UN/CEFACT.XML Format 6
Este formato de exportação XML foi atualizado para suportar todos os campos contidos na versão D09B do XML, para isto um novo modelo de exportação foi criado, onde é possível mapear todos os campos na exportação e importação.
Melhorias na Página de Application Settings
O menu Application Settings do Primavera P6 na versão 15.1 foi desenvolvido em HTML5, o que o torna mais rápido, leve e sem applets. Como resultado temos uma melhoria na interface do usuário com respostas mais rápidas das páginas acessadas.
Melhorias de Integração com as Ferramentas
• Gateway
Melhorias nas configurações e na integração do Primavera Gateway com múltiplas instâncias. Nas versões anteriores o Gateway permitia a integração de apenas uma instância de cada uma das ferramentas: Primavera P6, Unifier, Prime e sistema ERP. Nesta nova versão, é possível conectar várias instâncias de cada uma destas ferramentas e configurar as entradas e saídas de cada uma.
• Unifier
A nova funcionalidade de integração do Primavera P6 com o Unifier permite que você envie as informações de atividades para o Unifier e também permite que você receba dados atualizados, inclusive datas provenientes dos Business Process do Unifier.
Novidades P6 Professional (interface Cliente-Servidor)
Importar e Exportar as linhas de base dos projetos, quando utilizando o formato XML
• Ao exportar projetos no formato XML, agora é possível selecionar as linhas de base atribuídas.
• Nas versões anteriores, para exportar qualquer linha de base, era necessário restaurá-las, transformando em projetos e em seguida exportá-las.
• Com esta nova funcionalidade, um novo passo foi adicionado às configurações de importação e exportação aonde é possível selecionar quais das linhas de base serão exportadas e na importação uma coluna nos indica se a linha de base do arquivo XML já existe no projeto que está sendo atualizado.
Retorno de funcionalidades corporativas quando utilizando o P6 Professional em uma base EPPM
Várias funcionalidades foram reabilitadas no P6 Professional 15.1, mesmo quando utilizando uma base de dados EPPM.
Nas versões anteriores, estas funcionalidades não estavam disponíveis no P6 Professional, pois existiam na interface Web.
As seguintes características voltaram ao P6 Professional:
• EPS
• OBS
• Project Codes
• Activity Step Templates
• Cost Accounts
• Founding Sources
Obs.: Para as instalações com base de dados PPM e Standalone, onde estas funcionalidades já existiam nesta interface, não houveram alterações.
Módulos de permissões separados entre P6 Professional e Visualizer
Um novo módulo, o “Visualizer” foi adicionado na seção de módulos de acesso, quando configurando as permissões de acesso de um usuário.
Nas versões anteriores, quem possuía acesso ao P6 Professional automaticamente podia acessar o Visualizer. Esta nova funcionalidade permite que os acessos sejam concedidos de forma separada a ambas ferramentas, assim, se o usuário apenas cria relatórios do Gráfico de Gantt ou Timescaled Logic Diagrams no Visualizer, mas não tem permissão de editar projetos no Primavera P6 Professional, podemos definir apenas acesso ao Visualizer.
Exportação/ Importação de Layouts do Visualizer
Foi adicionado no P6 15.1 Visualizer a habilidade de exportar/ importar seus layouts. Esta habilidade é muito útil quando é necessário compartilhar os layouts com outros usuários do Visualizer.
A extensão do arquivo de layout gerada pelo Visualizer é: “.vlf” (Visualizer Layout File).
Obs.: Também é possível importar os layouts do Primavera (.plf) no Visualizer.
Melhorias na exportação de arquivos em formato UN/CEFACT.XML
Este formato de exportação XML foi atualizado para suportar todos os campos contidos na versão D09B do XML, para isto um novo modelo de exportação foi criado, onde é possível mapear todos os campos na exportação e importação.
Integração com o Unifier
Uma nova funcionalidade de integração do P6 Professional 15.1 com o Unifier foi criada, permitindo enviar os dados de atividades (inclusive informações de campos definidos pelos usuários – UDFs), para as planilhas de atividades do Unifier, que são utilizadas para popular os campos de dados dos shells do Unifier e os Business processes.
Os campos como datas realizadas ou percentuais de avanço podem sofrer alterações/atualizações devido aos processos, então podem ser devolvidos ao P6 Professional.
Novidades P6 TEAM MEMBER (interface Web)
Capacidade de Retornar o status de atividades completadas para “Em Progresso”
Uma nova capacidade foi adicionada ao Team Member nesta nova versão, que é a capacidade de desmarcar a indicação de “Finished” (Completada).
Nas versões anteriores ao marcar a atividade como completada, apesar de permitir alterar a data de fim, não era mais possível informar por exemplo esforço de recursos adicionais gastos, atualizar steps, atribuir códigos, etc.
Com esta nova função, é possível desativar a marcação de “Concluída” da atividade e ela retorna ao status de “Em Progresso”, onde as atualizações e ou dados de avanço voltam a ser editáveis.
Filtros por recursos aprimorado
No Team Member 15.1, o filtro por recursos foi aprimorado. Agora é possível escrever o nome do recurso no filtro ao invés de apenas selecioná-lo em uma lista.
Esta funcionalidade torna a seleção do recurso primário das atividades do recurso Owner mais simples e rápida, especialmente quando existem muitos recursos primários.
Também caso necessário selecionar mais de um recurso primário no filtro, basta selecionar todos desejados utilizando o Ctrl+Click.
Selecione os detalhes das informações de atividades
Nesta nova versão, é possível alternar quais informações visualizar nos detalhes das atividades, escolher o Nome do Projeto, o ID do Projeto ou informações da WBS do Projeto.
Nas opções de preferências, defina qualquer combinação dos campos para exibir. Esta configuração é definida para cada usuário do Team Member.
Novas unidades de duração
Novas opções de formato de duração e esforço foram adicionadas às preferências da solução. Agora tornou-se possível ver o tempo nos formatos de Horas e Dias, além dos formatos anteriores existentes (Horas/Minutos e Dias/Horas).
Ao selecionar os formatos de duração em Dias ou Horas, informe o número de casas decimais que serão visualizadas (entre 0 e 2).
Novos ícones indicativos
No Team Member, um usuário pode ser atribuído a uma mesma atividade diversas vezes com os seguintes “papéis”:
• Um recurso alocado
• O recurso primário
• O dono da atividade (activity owner)
Fazendo com que a mesma atividade seja exibida mais de uma vez na aplicação.
Para evitar confusões e ajuda-lo a distinguir qual o papel do recurso em cada tarefa, novos ícones indicativos foram adicionados às atividades.
Passe o mouse em cima dos ícones e veja se o recurso na atividade é apenas uma alocação/recurso primário, ou se ele é o dono da atividade.
Um recurso alocado / O recurso primário | |
O dono da atividade (Activity owner) |
Capacidade de utilização da função Touch-Screen de seu dispositivo
As mesmas características e funcionalidades do Team Member Web foram optimizadas para serem acessadas em dispositivos com a função Touch-Screen.
Obs.: Este não é o aplicativo Team Member Mobile, é o Tem Member Web, porém com habilidade de utilização em aplicativos touch-screen.
Novidades P6 Mobile
Timesheets – Capacidade de realizar o apontamento de horas
Na nova versão 15.1 do P6 Mobile agora apresenta o Timesheets View, ou seja, agora existe a funcionalidade de apontamento de horas trabalhadas e submissão para aprovação no Primavera P6.
Anteriormente esta funcionalidade era exclusiva do Team Member (Interface Web) e agora também está disponível, com todas as suas funcionalidades, no P6 Mobile.
Capacidade de Retornar o status de atividades completadas para “Em Progresso”
Esta nova capacidade também foi adicionada ao Team Member Mobile. Nesta nova versão, que é a capacidade de desmarcar a indicação de “Finished” (Completada).
Nas versões anteriores ao marcar a atividade como completada, apesar de permitir alterar a data de fim, não era mais possível informar por exemplo esforço de recursos adicionais gastos, atualizar steps, atribuir códigos, etc.
Com esta nova função, podemos desativar a marcação de “Concluída” da atividade e ela retorna ao status de “Em Progresso”, onde as atualizações e ou dados de avanço voltam a ser editáveis.
Novos ícones indicativos
No Team Member Mobile, um usuário também pode ser atribuído a uma mesma atividade diversas vezes com os seguintes “papéis”:
• Um recurso alocado
• O recurso primário
• O dono da atividade (activity owner)
Fazendo com que a mesma atividade seja exibida mais de uma vez na aplicação.
Para evitar confusões e ajuda-lo a distinguir qual o papel do recurso em cada tarefa, novos ícones indicativos foram adicionados às atividades.
Um recurso alocado / O recurso primário | |
O dono da atividade (Activity owner) |
Passe o mouse em cima dos ícones e veja se o recurso na atividade é apenas uma alocação, ou se ele é o dono da atividade/ recurso primário.
Capacidade de atualizar/editar tópicos de notebooks das atividades
Esta nova versão do P6 Mobile permite que você atualize as informações de Notebooks na visão “My Tasks”.
Selecione a opção notebook nas atividades listadas e você poderá visualizar e editar todos os notebooks atribuídos à atividade.
Visualização das datas de inicio e fim planejadas das atividades
No P6 Mobile 15.1 você pode visualizar as datas de início das atividades. Esta é uma informação crítica quando é necessária uma aderência rigorosa às datas do projeto.
Esta data é exibida na visão My Taks para cada atividade listada.
Atividade que ainda não iniciaram ficam no campo com a indicação “Start By”, já as atividades que estão em progresso ou terminadas ficam com a indicação “Started”.
Acesse aqui o documento com as novidades do Primavera P6 EPPM versão 15.1.